Conheça os critérios diagnósticos para o TEA e aprenda mais sobre o Autismo

Cada autista é único é pode apresentar um conjunto de características, pois o autismo difere de pessoa para pessoa na gravidade e na combinação dos sintomas. Há uma grande variedade de habilidades e características das crianças com Transtorno do Espectro Autista. Os sintomas podem variar de leves a graves e frequentemente mudam com o tempo.

As características se enquadram em dois critérios diagnósticos:

  • Déficits de interação social e comunicação: incluindo dificuldades na conversa normal de vaivém, compartilhamento reduzido de interesses ou emoções, desafios em compreender ou responder a sinais sociais, como contato visual e expressões faciais, déficits no desenvolvimento*,  manutenção e/ou compreensão de relacionamentos (problemas em fazer amigos), entre outros.
  • Padrões restritos e repetitivos de comportamentos, interesses ou atividades: agitar as mãos e andar com os dedos dos pés, brincar com brinquedos de uma maneira incomum (como alinhar carros ou virar objetos), falar de uma maneira única (como usar padrões ou tons estranhos ao falar ou "fazer roteiros" de programas favoritos), ter necessidade significativa de uma rotina ou estrutura previsível, exibir interesses intensos em atividades incomuns para uma criança da mesma idade, vivenciar os aspectos sensoriais do mundo de uma forma incomum ou extrema (como indiferença à dor, temperatura, cheirar ou tocar excessivamente objetos, fascínio por luzes e movimento, ser sensível a ruídos altos, etc) entre outros.

Ao perceber características que se enquadram nesses dois critérios diagnósticos para o TEA é importante consultar um especialista, para mais informações visite o menu "o que é autismo?".

* Para identificar déficits no desenvolvimento de crianças até 5 anos, você poderá baixar o E-book Aprenda os Sinais, Aja Cedo disponibilizado gratuitamente pela Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil (SBNI).

Referência: Site da Associação Americana de Psiquiatria - https://www.psychiatry.org/