O que é autismo?

Segunda a OMS (Organização Mundial da Saúde) o Transtorno do Espectro Autista (TEA) se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva.

O TEA começa na infância e tende a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, as condições são aparentes durante os primeiros cinco anos de vida.

Com relação as causas, a OMS também declara que as evidências científicas disponíveis sugerem que provavelmente há muitos fatores que tornam uma criança mais propensa a ter o transtorno, incluindo os ambientais e genéticos. 

Uma vez identificadas, as crianças com TEA e suas famílias precisam receber informações relevantes, serviços, referências e apoio prático de acordo com suas necessidades individuais.

Segundo a APA (Associação Americana de Psiquiatria) o diagnóstico e o tratamento precoces são importantes para reduzir os sintomas do autismo e melhorar a qualidade de vida das pessoas com esse transtorno e suas famílias.

O diagnóstico é feito a partir da observação clínica de como a criança fala e age em relação a outras crianças da mesma idade, visto que não há exame médico para autismo.

Segundo a última revisão do DSM (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), publicado em 2103 em sua 5ª  edição (DSM-V)  publicado pela APA, os critérios diagnósticos para o TEA são:

  • Déficits persistentes em Comunicação Social e Interação Social em múltiplos contextos;
  • Padrões de Comportamento, interesses ou atividades restritos e repetitivos;

O diagnóstico de adolescentes e adultos pode ser realizado com base no relato histórico do individuo desde que estejam dentro dos critérios diagnósticos.

Assista a palestra da Dra.  Mariane Wehmuth para o Simpósio online Vivendo a Inclusão para compreender melhor os componentes dos critérios diagnósticos e saber mais sobre o que é autismo, conforme o DSM-V.

Sinais de Atenção

Para compreender e conhecer o que é autismo precisamos estar atentos as principais características dos portadores do TEA, o CDC (Central for Disease Control and Prevention) que monitora o aumento da incidência do TEA nos Estados Unidos relacionou os principais sinais, visto que pessoas com autismo geralmente têm comprometimento com habilidades sociais, emocionais e de comunicação.

  • eles podem repetir certos comportamentos e podem não querer mudanças em suas atividades diárias
  • muitas pessoas com TEA também têm maneiras diferentes formas de aprender, prestar atenção ou reagir às coisas
  • os sinais começam durante a primeira infância e geralmente duram ao longo da vida de uma pessoa

Crianças ou adultos com autismo podem:

  • não apontar para objetos para mostrar interesse
  • não olhar para objetos quando outra pessoa aponta para eles
  • ter problemas para se relacionar com os outros ou não ter nenhum interesse em outras pessoas
  • evitar contato visual e preferir ficar sozinho
  • ter dificuldade para entender os sentimentos das outras pessoas ou falar sobre seus próprios sentimento
  • preferir não ser abraçados
  • parecer não perceber quando as pessoas falam com eles, mas respondem a outros sons
  • estar muito interessado nas pessoas, mas não saber falar, brincar ou se relacionar com elas
  • repetir ou repetir palavras ou frases ditas a eles, ou repetir palavras ou frases no lugar da linguagem normal (ecolalia)
  • têm dificuldade em expressar suas necessidades usando palavras ou movimentos típicos
  • não fazer jogos de "fingir" (por exemplo, não fazer de conta que "alimentar" uma boneca)
  • repetir ações várias vezes
  • ter dificuldade para se adaptar quando uma rotina muda
  • ter reações incomuns à maneira como as coisas cheiram, saboreiam, parecem, sentem ou soam
  • perder habilidades que já tiveram (por exemplo, parar de dizer as palavras que estavam usando)

É preciso saber o que é autismo para poder ajudar e intervir, se você identifica alguns desses sinais em seu filho ou você acha que pode haver comportamentos diferentes na maneira como seu filho brinca, aprende, fala ou age, a recomendação geral é entrar em contato com o pediatra que já acompanha a criança ou procurar ajuda especializada, os indicados são os Neurologistas infantis (neuropediatras) e Psicólogos infantis ou psiquiatras.

Tratamentos para o autismo

Conforme publicado no site da Revista Autismo, o tratamento psicológico com mais evidência de eficácia, segundo a Associação Americana de Psiquiatria é a terapia de intervenção comportamental. A mais usada delas é o ABA (sigla em inglês para Applied Behavior Analysis — em português: análise aplicada do comportamento).

O tratamento comportamental e programas de treinamento de habilidades para pais e outros cuidadores, podem reduzir as dificuldades de comunicação e comportamento social, com impacto positivo no bem-estar e qualidade de vida da pessoa e da família em geral.

A Revista também destaca que o tratamento para autismo é personalizado e interdisciplinar, ou seja, além da psicologia, pacientes podem se beneficiar com intervenções de fonoaudiologia, terapia ocupacional, entre outros profissionais, conforme a necessidade de cada autista.

Na escola, um mediador pode trazer grandes benefícios, no aprendizado e na interação social.

Existem muitos tipos de tratamentos disponíveis além do ABA, treinamento de habilidades sociais, terapia ocupacional, fisioterapia, terapia de integração sensorial e o uso de tecnologia assistiva, conforme indicado pelo CDC.

Geralmente os tipos de tratamentos podem ser divididos nas categorias listadas abaixo e você poderá consultar a explicação de cada item no site

  • Abordagens de comportamento e comunicação
  • Abordagens dietéticas
  • Medicamento
  • Medicina complementar e alternativa

Importante ressaltar que o médico especialista e responsável pelo diagnóstico é quem vai indicar as intervenções e demais orientações para o tratamento conforme as necessidades de cada paciente.

Conheça mais sobre o autismo, consultando as referências:

OMS: https://www.paho.org/bra/index.php?Itemid=1098#:~:text=O%20transtorno%20do%20espectro%20autista,e%20realizadas%20de%20forma%20repetitiva.

APA: https://www.psychiatry.org/patients-families/autism/what-is-autism-spectrum-disorder#:~:text=Autism%20spectrum%20disorder%20(ASD)%20is,are%20different%20in%20each%20person.

CDC: https://www.cdc.gov/ncbddd/autism/facts.html

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